Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CMSE comemora o dia do Quadro de Engenheiros Militares

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 12h54
  • Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 14h11
  • O Chefe do Estado-Maior (CHEM) do Comando Militar do Sudeste (CMSE), General de Brigada Ricardo Piai Carmona, presidiu a formatura semanal desta terça-feira (6), em comemoração ao dia do Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

     

    Durante a solenidade, o Major Márcio, da Seção de Tecnologia da Informação, leu o alusivo à data. Em seguida, o Major João Batista, capelão militar, propôs uma reflexão sobre a fé. Logo após, o CHEM parabenizou os engenheiros militares e, por fim, os integrantes do CMSE, da 2ª Divisão de Exército (2ª DE) e da 2ª Região Militar (2ª RM) cumprimentaram os homenageados.

     

    O QEM é formado pelos Oficiais que cursaram o Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui diversas especialidades, como: cartografia, computação, comunicações, eletricidade, eletrônica, fortificação e construção, materiais, mecânica de automóvel, armamento e química.

     

    O patrono do QEM é o Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra. Português de nascimento, aportou no Brasil em 1780. Formado em Engenharia e Infantaria, esse engenheiro-soldado, cartógrafo, geógrafo e astrônomo tornou-se um dos expoentes do desbravamento e da defesa do imenso território brasileiro nas regiões Norte e Centro-Oeste, tendo feito desde o mapeamento dessas regiões a obras de engenharia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página